Guia Completo Mostra Como Congelar Alimentos Corretamente

como-congelar-alimentos21

Como Congelar Alimentos

Os alimentos que podem ser conservados no freezer vão dos simples pacotes de ervilhas ou feijão verde a pratos preparados que apenas precisam ser aquecidos. Neste artigo você saberá corretamente Como Congelar Alimentos.

Preparação Dos Alimentos Para Congelar. Se não forem convenientemente acondicionados, os alimentos perdem grande parte do sabor e da textura quando são congelados.

Existem no mercado embalagens especiais para congelados, mas, se você não conseguir encontrá-las, utilize qualquer material de embalagem resistente à gordura, à umidade e ao vapor, como sacos plásticos fortes, caixas de folha de alumínio com tampa, caixas de plástico e embalagens de cartão encerado.

Acondicione os alimentos que você vai congelar em quantidades pequenas para que congelem e descongelem rapidamente. Extraia o máximo de ar do interior da embalagem, exceto no caso de um líquido, em que deverá deixar um pequeno espaço em cima, cerca de 2,5 cm, para contar com a expansão que o liquido sofre ao solidificar.

Deixe esfriar os alimentos antes de pôr no congelador. À exceção do pão e de bolos sem decoração, nunca volte a congelar um alimento que foi descongelado.

Alimentos Que Não Podem Ser Congelados. Os ovos com casca arrebentam quando são congelados. O creme de leite, o iogurte e a maionese talham ao descongelarem, o mesmo acontece com pratos preparados com gelatina. Os Pratos que incluem gemas ou creme de leite devem ser congelados antes de juntar as gemas ou o creme.

Outros alimentos que não devem ser congelados são os legumes com elevado teor de água, como alface, tomate, pepino, rabanete e aipo, os queijos cremosos e as bananas.

como-congelar-alimentos35

Congelamento de Pão e Bolos. Todas as qualidade de pão, pãezinhos para chá e pães de leite podem perfeitamente ser congelados. O pão conserva-se um mês no congelador, e os pãezinhos para chá e os pãezinhos de leite, até um máximo de seis meses.

Os bolos devem ser congelados sem cobertura. Os bolos tipo pão de ló conservam-se até seis meses no congelador, e os tipos bolo inglês, até um ano.

como-congelar-alimentos40

Congelamento de Massas, Empadões e Pratos Preparados. A massa crua conserva-se até um máximo de cinco meses no congelador. As tortas salgadas e empadões assados também se conservam bem no congelador. As tortas de frutas durante seis meses e ps empadões de carne durante quatro meses.

Outros pratos preparados que se conservam bem no congelador até um máximo de dois meses são os guisados e ensopados, as pizzas e os molhos para pratos de massas italianas.

como-congelar-alimentos29

Congelamento de Peixe. O peixe só deve ser congelado se for muito fresco. Limpe os peixes cilíndricos, retire as cabeças e os rabos antes de congelá-los. Se forem pequenos, congele-os inteiros. Os peixes chatos devem ser cortados em filés, que devem ser separados com papel vegetal. O peixe congelado conserva-se até seis meses.

como-congelar-alimentos11

Para Saber Mais Como Limpar Peixes – Clique Aqui Para Ler o Artigo.

Congelamento de Carne. Congele apenas carne de boa qualidade. Retire toda a gordura e os ossos que puder. Envolva a carne em várias camadas de material de embalagem para evitar que fique queimada pelo frio. Embale as costeletas, os bifes e os hamburgers separadamente em papel vegetal. Congele a carne rapidamente; uma congelação lenta afeta a qualidade. A carne de porco conserva-se no máximo por nove meses no congelador, e a carne de vaca e o cordeiro um ano.

como-congelar-alimentos17

Congelamento de Aves. Antes de congelar as aves, retire os miúdos e congele à parte. Lave a ave e enxugue bem. As aves conservam-se no congelador durante nove meses, os miúdos, seis meses

como-congelar-alimentos19

Congelamento de Legumes. Os legumes devem ser branqueados antes de serem congelados para destruir as enzimas, que provocam a perda da cor e do sabor. Mergulhe-os durante 2 a 5 minutos em água fervendo conforme a espessura do legume em questão. Esfrie em água corrente fria. Os legumes conservam-se no freezer durante um ano.

como-congelar-alimentos

Congelamento de Frutas. A fruta congelada conserva geralmente o sabor, mas tem tendência para amolecer. Congele fruta madura, mas de polpa ainda firme. A fruta muito madura deve ser congelada depois de reduzida a purê.

como-congelar-alimentos27

Há Três Processos de Congelar a Fruta:

1 – Congelamento a Seco. Quando a fruta é congelada a seco, começa por ser congelada num tabuleiro forrado com papel, sem embalar as peças. Em seguida acondicionam-se em sacos e guardam-se no congelador. Este método é indicado para frutas inteiras macias, como amoras, morangos, framboesas e  groselhas.

2 – Congelamento em Açúcar. É indicado para frutas, como morangos, framboesas e cerejas. Envolva bem as frutas em açúcar (125 g de açúcar para 500 g de fruta) e coloque numa caixa ou num saco. As frutas como a cereja devem ser descaroçadas antes de congeladas.

3 – Congelamento em Calda. As frutas firme, como o pêssego e a nectarina, podem também ser congeladas em calda. Dissolva 500 g de açúcar em 600 ml de água e leve a calda ao refrigerador. Descasque as frutas, corte ao meio e retire os caroços, depois regue com 300 ml de calda por cada 500 g de fruta. Coloque papel vegetal amarrotado por debaixo da tampa do recipiente para manter a fruta mergulhada na calda. A Fruta congelada em açúcar ou em calda tem tendência para perder a cor; para evitar isso, junte sumo de limão.

Diante destas informações de Como Congelar Alimentos. Você será perito(a) no assunto e consequentemente terá o conhecimento certo do congelamento de cada alimentos.

Saúde e Sucesso Para Você.

Veja Como Ganhar Dinheiro no Seu Computador Clicando no Banner Abaixo!
▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼▼

Gostou? Então Compartilhe!

    Inscreva-se já Para Você Receber o E-book GRÁTIS Avançado de Perder Peso!

    EU QUERO TE AJUDAR A PERDER PESO, TER SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA!

    Coloque Seu E-mail Abaixo e PEGUE O E-BOOK GRÁTIS - 100% Seguro - Somos Contra SPAM  
     

    Jaime Martins

    Sou Jaime Martins, formado em Comunicação Social, Massoterapia e Reflexoterapia. Pratico vários esportes nas modalidades, natação, ciclismo e corrida de rua. A minha vida sempre foi movida por desafios, e um deles foi a satisfação na criação deste blog. O meu objetivo é apresentar de maneira simples, as minhas experiências, passar informações relevantes, dar dicas e recomendações. Aqui você encontrará procedimentos naturais de emagrecimento e alimentação saudável para ter saúde e qualidade de vida.

    Website: http://emagrecacomsaudeja.com

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *